Nossa História

    Nossa história começa assim:

        Em 1928 chegou aqui o 1º morador, que foi Demásio Marculino da Vitória. Por volta do ano 33 chega a Familia Guedes e logo em seguida no ano 34, a Familia Bassetti.Entre esse meio tempo o povo se reunia num salão de uma casa residencial, aonde a professora Ilza Lorencini conduzia as celebrações. para dar destaque ao salão, dona Joana Almeida Picoli arrumou um quadro de Nossa Senhora das Graças. A partir daí o povo sentiu a necessidade de então fazer um templo para se reunirem. foi quando o proprietário doou uma pequena área, cuja hoje seria a Rua Principal e fora feito então uma peuqena igreja pertencente à Paróquia de Colatina.

    A Padroeira foi indicada pelo proprietário que achou melhor continuar louvando a Nossa Senhora das Graças, cujos milagres foram tantos e tão imensos que passou a se chamar "A Virgem da Medalha Milagrosa", foi quando a comunidade se reuniu e juntos resolveram comprar uma imagem maior. A padroeira é recebida com festa, tendo sua inauguraão no ano de 1950 pelo Padre Acásio, substituindo Pe. Geraldo, pároco daquela época.

    Com o aumento da população a comunidade visou melhores acomodamentos de um templo maior. foi quando Pe. José prontificou-se como arquiteto e a comunidade com materiais e mão-de-obra. O terreno foi doado pelo Srº Nillo Picoli. A inauguração ocorreu no ano de 1959, pelo paróco Pe. José de Souza Brasil, tendo também na solenidade a presença do Bispo Dom João Batista Motta Albuquerque. 

    No ano de 1983, tivemos a visita do Biso Dom Silvestre Luiz Scandiam e em 1988 o Bispo Dom Geraldo Lírio Rocha, sendo todos da Arquidiocese de Vitória. 

    Muitos fatos marcaram nossa comunidade. Estando na revolução de 30, guerreando pela sua pátria, Venturo Almeida, achou uma pequena imagem de São Benedito, trouxe-a até sua mãe em Alfredo Chaves, onde começou a devoção da familia Almeida. Mudando-se para o Norte trouxeram consigo a devoção. No ano de 1951, Godman Picoli, Zumira e Ormenda Almeida doaram a atual imagem de São Benedito, onde a tradição folclórica do Congo ainda hoje anima nossa comunidade com seus batuques.

    No ano de 1958 acontece em nossa comunidade a novena de todas as 1ª sextas-feiras de cada mês que muito era apreciada pelo povo. No ano de 1961 a comunidade é marcada pelas missões, cujos missionários eram Pe. Alfredo Rueda, tendo como auxiliar Pe. Luiz Gonzaga, juntamente com Pe. José, Pároco da epóca. 

    Outro fato que levou nossa comunidade à saudade, foi o chamado de Pe. José para a Itália, voltando somente 15 anos depois para Marilândia onde continuou sendo pároco.

    A tristeza também nos marcou quando no dia 22 de janeiro de 1989 chega até nossos ouvidos a má noticia de que o guerreiro e lutador Pe. Antonio havia falecido. Suas lutas pela Paróquia de Marilândia não foram em vão e até hoje sua ausência será sempre um marco de tristeza, pois 30 anos de dedicação a seus fiéis jamais serão esquecidos.

    Ainda fatos muito recentes chegaram a marcar nossa comunidade como a visita de Nossa Senhora da Penha no dia 02 de junho de 1988.

    Nossa comunidade se orgulha por ter acolhido o pequeno Maurício Cordeiro Fornaciari, filho de famílias humildes que deixando -a veio integrar-se em nossa comunidade por melhores condições de estudo. Foi quando ao terminar o 1º grau sentiu-se na vontade de servir ao Reino de Deus. Passaram-se tempos e de repente surge em nossas mãos um convite para sua Ordenação Diaconal, onde a comunidade aceitou e viveu juntamente com ele aquela alegria. Já no dia 08 de dezembro de 1989, assumiu o seu Ministério Sacerdotal, onde mais uma vez Paul esteve contigo. A comunidade se orgulha por ter acolhido por algum tempo o Pe. Mauricio e dele recebemos o grande presente de ter celebrado em nossa comunidadee sua segunda Missa.

    Ainda como fato marcante temos o que mais marcou todas as comunidades Eclesiais de Base, foi a criação e intalação da nova Diocese de Colatina, a caçulinha de todas. UNida e orientada por D. Geraldo esse Diocese caminha em trilhos fortes, de coração aberto e de cabeça erguida.

    Na organização pastoral, o povo deveria procurar conhecer melhor os fatos da Paróquia e da comunidade. Depois da criação da Diocese melhorou muito. Nossa Paróquia se empenhou mais em formar seus conselhos. Hoje temos formado o Conselho Pastoral Paroquial e o Econômico.

    Em nossa comunidade existem várias equipes como: Catequese, Liturgia, Equipe de Cantos, Equipe de Batism, Limpeza, Cemitério, Ministérios, Finança, Unidade de Saúde, Grupo de Jovens, Congo, Dízimo, Povo, Apostolado da Oração, Escola, todas essas equipes juntas formam o CONSELHO COMUNITÁRIO.

    Como foi citado nas equipes, temos formado um grupo de jovens, que foi furto de um longo sonho de alguns jovens. Sua fundação só aconteceu no dia 13 de julho de 1987, com o slogan JUPP (Jovens Unidos à Procura de Paz). Esse grupo foi formado num conteúdo religioso, esportivo e social, como forma de ajudar a comunidade e integrar os jovens à seu serviço.

    Ao longo de vários anos foram várias pessoas e diferentes dons que aqui se dedicaram para a edificação dessa Igreja. Tendo como arquiteto o saudoso Pe. José de Souza Brasil, este que nunca mediu esforços para guiar suas ovelhas, e como ele outros aqui passaram: Pe. Valdir Eleotério, Pe. Antônio Volkers, Pe. Devaldo Lorençutti, Pe. Paulo Bosi Dal'Bó, Pe. Antonio Luiz Pandolfi e o nosso atual Pároco Pe. Luismar Passarelli.

    Marcos que merecem ser lembrados e relatados:

Festas

  • Corpus Cristhi: com a confecção artesanal dos tapetes típicos desta data;
  • São Benedito: que ganhou data festiva em nossa Igreja pela Banda de Congo da nossa comunidade;
  • Visitas das Padroeiras: do Estado - Nossa Senhora da Penha e do Brasil - Nossa Senhora Aparecida;
  • 1991: IMplantação do Dízimo;
  • 1992: mais precisamente 05/11, Inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento, para a permanência em nossa Igreja;
  • 1996: A troca do telhado por telhas coloniais, graças ao esforço e ajuda de todos.
  • 1997: A Igreja recebe uma nova reforma interna de sua edificação, são assentadas pedras de granito em toda a sua lateral;
  • 1998: Presença do Estandarte nas casas e na Igreja;
  • 2002: Formação para Ministros da Palavra, Batismo, Matrimônio e Eucaristia.
  • 2003: Vários jovens são chamados para a formação do grupo de Coroinhas;
  • 2004: Construção e utilização da Cantina no pátio da Igreja;
  • 2005: Campanha da Fraternidade deste ano faz transformações em nossa Igreja, é feita uma rampa na porta principal melhorando a acessibilidade de todos.
  • 2007: O Santíssimo Sacramento recebe uma nova morada com a compra do Sacrário;
  • 2008: se institui o grupo de Apostolado da Oração;
  • 2009: Compra do sino, pintura externa da Igreja e missões Evangelizadoras.